3 atividades para fazer em casa com crianças de quarentena

Em tempos de quarentena, tão difícil como conter o avanço do novo coronavírus é manter as crianças ocupadas com atividades produtivas dentro de casa. Sem qualquer intervenção, a tendência é que passem o dia inteiro entre o celular e o videogame.

O período de distanciamento social pode ser proveitoso para você investir no relacionamento com seus filhos, muitas vezes prejudicado pela correria do dia-a-dia antes da crise da Covid-19.


Aqui vão 10 dicas de atividades que vão fazer bem para a saúde e a mente dos pequenos.


1. Contação de histórias

Meu já finado avô, era um especialista em contar "causos". Lembro, com muita saudade também, de uma vizinha, que reunia as crianças da rua no comecinho da noite de lua cheia para contar histórias deliciosas.



Você pode programar uma contação por dia. Selecione as melhores histórias, sente-se com as crianças e curta com elas o momento. Tente imitar as vozes dos personagens, deixe as crianças participarem, adivinhando as cenas seguintes e comentando os acontecimentos.


2. Jogos de mesa


Jogos de mesa, que podem contextualizar a aplicação de conhecimentos acadêmicos, como o Alfabeto Comestível, que trabalha a memória, as letras e a organização das ideias. Joga-se assim: o primeiro jogador fala uma frase do tipo: "Quando acabar a quarentena, eu vou viajar à Argentina." O segundo jogador tem repetir a frase, substituindo a última palavra por outra, que se inicie com a próxima letra do alfabeto. Por exemplo: "Quando acabar a quarentena, eu vou viajar à Bahia." Legal e instrutivo.


3. Brincadeiras de ação


Brincadeiras que exigem movimentação são muito importantes nesse período de reclusão. Aliás, uma das estrategias para se enfrentar o novo coronavírus é investir em exercícios físicos.


Sugerimos brincadeiras tradicionais, como amarelinha, que são bem divertidas e podem ser realizadas com poucas pessoas. Você pode experimentar também a amarelinha africana, que é bem mais arrojada.



O novo coronavírus veio da China, mas daquele país veio muito coisa boa, como esse sábio ditado apropriado para esse momento tão difícil: "Se há vida lhe der um limão faça dele uma limonada!" Portanto, aproveite a quarentena para se divertir e entrosar mais com seus pequenos.


Edvaldo Fernandes da Silva

Pós-Doutorando em Ciência Política, Doutor em Sociologia, Mestre em Ciência Política, jornalista, advogado, professor de Educação Básica (1991-1996), professor universitário e cofundador da Rede Pedagógica.




4,239 visualizações2 comentários
Icon_faça-parte-3.png
Sem título-9.png
Icon_EAD-3.png
Botão_idiomas.png
Icon_Instagram.png
Icon_Facebook.png
Icon_Youtube.png
Icon_WhatsApp.png
Icon_Twitter.png
Icon_Telegram.png

(31) 3913-9939

(31) 9300-6486

whatsapp.png

©2020 by Rede Pedagógica.