Imagine as famílias confinadas em casa e lá fora a "peste que anda na escuridão" e "mortandade que assola ao meio-dia". Não estamos falando da Covid-19, mas do contexto em que, segundo a tradição, origina-se a Páscoa ("Pessach" em hebraico; páskha do grego).
A Páscoa é sempre associada à alegria, ao renascimento, à esperança de tempos melhores. Para celebrar esses sentimentos com as crianças de modo a favorecer seu desenvolvimento pleno.
Existem muitas maneiras que você pode trabalhar os símbolos e os valores da Páscoa, em vez de limitar a celebração à singela troca de ovos de Páscoa, já esvaziada de sentido. Sugerimos cinco jogos lúdicos muito interessantes para você fazer com as crianças e tornar a Páscoa com eles mais significativa, rica e interessante.
1. Ovo Premiado
Higienize, pinte e recheie com confete cascas de ovos. Vem da tradição alemã brincar na Páscoa com casquinhas de ovos. Para isso, os ovos são quebrados na pontinha, com todo o cuidado. Depois de lavar as casquinhas com a água e sabão, posicione-as sobre palitos churrasquinho, aproveitando os buraquinhos, para facilitar a pintura. Utilize tinta guache. Após a pintura, esconda papeizinhos em cada casquinha com um vale-presente. Você pode recheá-las com confete e guloseimas. As crianças escolhem e abrem cada uma o seu ovo, encontra e lê o papelzinho premiado e ganha a correspondente surpresinha.
2. Acerte o alvo
Faça desenho de um ou mais coelho da Páscoa em um painel de papelão, por exemplo, recorte elementos do desenho como nas fotos. Prepare trouxinhas em forma de cenouras recheadas de feijões. Cada criança joga 10 vezes, e ganha um ovo de Páscoa a que acertar mais.
Se você preferir e não quiser se dar ao trabalho de fazer as trouxinhas, utilize ovos de plástico coloridos ou até mesmo bolinhas de piscina. O importante é que o jogo seja divertido e significativo.
3. Ovos Surpresa
Espalhe pecinhas de um quebra cabeça simples dentro de um ovo. A criança vai pegar desafios mais ou menos difíceis a depender do ovo que escolher. Você pode também espalhar as peças de dois ou três quebra-cabeças simples diferentes nos diversos ovos. Ganha a criança que montar um quebra-cabeça primeiro.
Você pode também escrever desafios em cada ovo, do tipo: imite um cavalinho! ou "dê três pulinhos com uma perna só". Você pode utilizar esse tipo de jogo para ensinar os pequenos o alfabeto, o nome os números, e as operações básicas. Tipo assim: a criança escolhe um ovo e tem que falar uma palavra com a letra que estiver dentro dele. Ou a criança escolhe dois ovos com diferentes quantidades de feijões dentro e precisa somá-los. Enfim: há uma infinidade de possibilidades bacanas nesse campo.
4. Caça-Ovos
Você faz pequenas xaradas que dá pistas para as crianças encontrarem novas pistas até chegarem aos desejados ovos de Páscoas. Você pode trabalhar a ideia de versos, estrofes e rimas nas charadas, além de incentivar os pequenos a exercitarem a leitura, o raciocínio e o senso de localização.
Outra possibilidade é você espalhar uma sequência de letras ou números pela casa que a criança precisa ordenar para encontrar a localização dos ovos. Ou então, você cobre os olhos da criança e dê instruções de voz para ajudá-la na procura, aproveitando para trabalhar com o plano dos sentidos.
5. Pintar e combinar
Desenhe ovos divididos ao meio, por uma linha. As crianças colorem os ovos, cada metade de uma cor. Em seguida, você lhes entrega metades de ovos plásticos com as mesmas cores. As crianças precisam combinar as metades conforme os desenhos que coloriram. Quem terminar primeiro ganha o jogo.
Espero que aproveite bem as dicas. Se você quiser sugerir outros jogos, faça-o nos comentários ou envie e-mail para sac@redepedagogica.com.br.
Feliz Páscoa para você e sua família! Edvaldo Fernandes da Silva
Pós-Doutorando em Ciência Política, Doutor em Sociologia, Mestre em Ciência Política, jornalista, advogado, professor de Educação Básica (1991-1996), professor universitário e cofundador da Rede Pedagógica.
Comments