1) Diário de Férias – ajude a criança a escrever e/ou a registrar por meio de desenhos e rabiscos o divertido dia-a-dia das férias. Fotografe momentos das atividades abaixo para instruir e compor o diário. Ao final, o diário com algumas fotos pode ser encaminhado a um coleguinha pelo correio, com uma cartinha de apresentação. Além de ajudar no desenvolvimento da escrita e da memória, a atividade promove senso de organização.
2) Domingo no Parque – Programe uma visita com a criança e amiguinhos(as) em um parque ecológico. Vocês podem levar patins, bicicleta e skate. Um livrinho para ser lido debaixo de uma árvore também cai muito bem. Bater papo com a criança sobre a natureza enquanto respira o ar puro do parque é legal e construtivo. Vocês podem cantar músicas folclóricas infantis, brincar de roda e de pique-esconde, enfim, tudo o que a imaginação permitir e muito mais. E não podem faltar subida em árvore e um delicioso piquenique.
3) Aquatividade – Prepare as roupas de banho, as boias, colete salva-vidas e programe um dia inteiro de atividade na água, pode ser na praia, em uma lagoa ou em um clube. Coleguinhas da mesma faixa etária são muito bem-vindos. Será pertinente dialogar com a(s) criança(s) sobre a biosfera aquática, o ciclo da água e regime de chuvas nas estações. Muito cuidado com a segurança da garotada e não se esqueça do protetor solar.
4) Observatório espacial – Monte com a criança ou adquira um telescópio de brinquedo. Estude com ela a previsão do tempo, por exemplo, no site www.inmet.gov.br. Escolha uma noite bem clara para observarem as estrelas e demais corpos celestes. Antes desse grande evento, trabalhe os conceitos essenciais da Meteorologia e da Astrologia. Você pode ler e comentar com o(s) infante(s) alguns trechos do livro "Uma breve história do tempo", de Stephen Hawking. O universo da criança vai se ampliar ao infinito depois dessa atividade.
5) Uber de brinquedo – Mostre à criança como funcionam aplicativos de geolocalização, como Waze e Google Maps. Tracem juntos alguns roteiros, tipo de casa para a escola ou para a casa do(a) melhor amigo (a). Aproveite para trabalhar com o (a) infante noções de coordenadas geográficas e escalas. Por fim, executem a viagem, como se dirigissem um Uber. Vai ficar mais legal se cotarem e conversarem sobre o preço da viagem. Quem não tem carro ou preferir, pode fazer o trajeto em um Uber de verdade.
6) Dia de bricolagem – A Rede Pedagógica defende a importância de envolver as crianças na execução de pequenas atividades domésticas, como a arrumação do próprio quarto. A proposta aqui vai além: Você e o(a) pequeno(a) podem ir à uma loja de bricolagem, tipo a Leroy Merlin, comprar ferramentas e itens como lâmpadas, tinta e cortador de grama, para posteriormente fazerem manutenção em sua própria casa. Tenha bastante cuidado para não sofrerem acidentes.
7) Cinema em casa – Escolha com a criança um filme adequado para a faixa etária dela na TV por assinatura. Se não tiver, pegue o filme emprestado, compre em DVD ou até mesmo programe a sessão na casa de um coleguinha que tenha. Vá ao supermercado e compre milho de pipoca, bebidas e outras guloseimas para consumirem durante a exibição. Será uma grande oportunidade para você pesquisar e conversar com a criança sobre a história e os fundamentos da arte cinematográfica.
Atividade Extra ou pós-crédito :) Visita guiada ao trabalho – O local de trabalho dos pais em geral desperta grande curiosidade e interesse dos filhos. Você pode combinar a atividade anterior (Uber de brinquedo) com uma visita guiada a seu local de trabalho. Lá, você pode explicar como as coisas funcionam e trabalhar conceitos como empresa, mercado, cooperação e profissões.
Comments