A Formatura na Educação Infantil

Um dos momentos mais marcantes da vida é a formatura na Educação Infantil. É a celebração do cumprimento de etapas fundamentais na escolarização das crianças.



Ao concluir satisfatoriamente o 2º período nos termos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), de 1998, os pequenos já desenvolveram em boa medida:


1. imagem positiva de si e capacidade para crescer em independência e percepção de suas próprias potencialidades e limitações;


2. consciência do próprio corpo e de sua posição na realidade física, com incorporação de hábitos favoráveis à saúde e ao bem-estar;


3. vínculos afetivos e habilidades necessários a interações sociais positivas, que proporcionem autoestima e desenvolvimento da própria identidade;


4. integração equilibrada com o meio ambiente e com o meio cultural, de modo a projetar-se como pessoa responsável e civilizada, apta a introjetar os valores essenciais da natureza e da sociedade.


A formatura na Educação Infantil deve ser apresentada à criança como ritual de reconhecimento de suas conquistas ao longo do processo de aprendizagem e como instrumento de motivação para que siga adiante ainda mais comprometida com sua escolarização.


É uma grande oportunidade para celebrar e promover o engajamento da família com o processo de educação dos filhos. A sucesso da escolarização das crianças depende muito do apoio dos pais.


Aqui vão 7 dicas da Rede Pedagógica para que a formatura de seus pequenos seja um momento mágico, perfeito e inesquecível:


1. Planeje a formatura desde o início do ano. Faça cotações, orçamentos e contrate os fornecedores por antecipação. Você pode incluir no álbum de fotos registros de momentos especiais vivenciados pelas crianças ao longo de toda a Educação Infantil. Para não onerar demais os pais, procure otimizar os custos e parcelar a quota de cada um, por exemplo, em 10 meses.


2. Escolha um local adequado para a formatura. Deve ter tamanho compatível com o número de convidados, ser fácil de decorar, arejado, além de acessível e confortável. Caso precise alugar o espaço, faça-o com bastante antecedência, para garantir a disponibilidade e melhor preço.


3. Muito cuidado com a seleção da trilha sonora da formatura. Essas músicas vão compor o clima agradável da celebração e as memórias de todos os presentes. Selecione uma música tema, que possa ser cantada e coreografada pelos pequenos. Teste bem os equipamentos antes do início da cerimônia. Problemas técnicos pode colocar tudo a perder.

4. Faça uma apresentação, de preferência com vídeos e fotos, que mostrem o dia-a-dia e os fatos mais importantes da turminha. Se bem feita, a apresentação será um dos pontos culminantes da cerimônia.


5. Promova uma escolha objetiva do orador ou oradora da turma. Você pode, por exemplo, realizar um sorteio ou deixar que os pequenos elejam seu próprio representante. Uma má condução desse processo pode gerar traumas para a vida toda. É muito importante que toda a turma se sinta parte do evento. Chamar pelo nome e aplaudir um a um pode ser uma ótima solução.


6. Contrate fornecedores renomados para prestar doces, salgados, bebidas e bolo para a festa. A qualidade dos alimentos é imprescindível ao sucesso da formatura. Talvez valha a pena e caiba em seu orçamento contratar garçons para ajudar no serviço às mesas.


7. Não tente fazer tudo sozinha. Reserve tempo para salão, descanso e cuidados pessoais. Você será uma das estrelas da festa de formatura. Portanto, priorize sua aparência e bem-estar nesse dia tão especial em sua vida.





915 visualizações
Icon_faça-parte-3.png
Sem título-9.png
Icon_EAD-3.png
Botão_idiomas.png
Icon_Instagram.png
Icon_Facebook.png
Icon_Youtube.png
Icon_WhatsApp.png
Icon_Twitter.png
Icon_Telegram.png

(31) 3913-9939

(31) 9300-6486

whatsapp.png

©2020 by Rede Pedagógica.