O Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgaram na última segunda-feira (14) um guia para orientar o retorno às aulas. O documento fundamenta-se em quatro princípios:
1) assegurar a continuidade do aprendizado educacional e social e o desenvolvimento das crianças;
2) minimizar os riscos de transmissão da Covid-19 dentro da escola, entre alunos;
professores e demais profissionais da educação;
3) precauções para que a escola não se torne foco de transmissão do novo coronavírus;
4) assegurar que as políticas de saúde pública adotadas no âmbito das escolas sejam integradas com o sistema de prevenção e combate à Covid em nível comunitário.
Levantamento realizado pelo jornal espanhol El País mostra que o retorno às aulas apresentou resultados bem diversos mundo à fora. Na China, 280 milhões de estudantes voltaram às aulas presenciais sem incidentes.
No Reino Unido, as aulas começaram a voltar no dia 2 de setembro, à exceção da Escócia, em que já haviam sido retomadas em agosto. Como consequência, apareceram dezenas de focos de contágio por Covid-19, e várias escolas precisaram fechar.
Hoje o jornal inglês The Guardian publicou reportagem que mostra que diversos países começam a sofrer uma segunda onda de Covid-19, inclusive a Coreia do Sul, um dos países que têm enfrentado o novo coronavírus com mais efetividade.
Edvaldo Fernandes da Silva
Pós-Doutorando em Ciência Política, Doutor em Sociologia, Mestre em Ciência Política, jornalista, advogado, professor de Educação Básica (1991-1996), professor universitário e cofundador da Rede Pedagógica.
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