top of page

Mauricio de Sousa: lar, escola e leitura

Atualizado: 28 de jan.



Bate-papo com Mauricio de Sousa sobre "família, escola e leitura"


Rede Pedagógica: Como funciona a parceria família-escola no universo da Turma da Mônica? 

 

Mauricio de Sousa: O Chico Bento e sua turma aparecem muitas vezes na escola, tanto que a professora, Dona Marocas, é uma personagem muito importante nesse universo. Os pais do Chico sempre dão a maior importância aos estudos, valorizando o papel do professor e da escola. 




O aprendizado também se dá no contato com a natureza, na vida, no campo, nas brincadeiras e na conversa com os mais velhos, como a vó Dita.  Escola e família  se complementam na educação em uma união dos dois lados. Por esta razão os pais da turminha aparecem nestes momentos de ensino.


A Turma da Mônica tem aparecido mais na escola. Com a criação da Sueli, uma menina surda, filha de um professor de educação física que chega à escola do Limoeiro, teremos ainda mais oportunidades de falar sobre essa parceria.



 

Rede Pedagógica: De que maneira a leitura e as ilustrações, em especial da forma como são articuladas em gibis, pode-se promover uma educação de alto nível em casa e na escola?

 

Mauricio de Sousa: A combinação das imagens e textos permite várias formas de leitura A criança começa lendo as imagens e depois, aos poucos, vai desvendando os textos. Nossas histórias estão presentes em milhões de exemplares de livros didáticos nas escolas. Das aulas de arte às de português e matemática, sempre temos professores que nos mandam mensagens sobre a importância de ter esse material na sala. Mas o que mais nos deixa felizes é saber que milhares de brasileirinhos se alfabetizaram lendo a Turma da Mônica. Esta é minha medalha no peito.

 

Rede Pedagógica: Como foi a experiência do Mauricio de Sousa na educação dos filhos em casa, na escola e na interface entre essas duas instituições?

 

Mauricio de Sousa: Vivi a educação de meus filhos o tempo todo porque tive dez filhos que se desenvolveram em momentos diferentes. Procurei deixar que eles decidissem o que queriam, mas claro que sempre conversando muito e dando exemplos para que não ficassem soltos no mundo. Pelas pessoas que se tornaram, acho que consegui ter sucesso na minha responsabilidade. 


Isto veio de minha própria experiência com meus pais. Eu mudava muito de escola porque meu pai mudava muito de cidade, e o que me deu força para minha educação foi justamente meu pai e minha mãe sempre me darem suporte dentro de casa. Minha mãe foi quem me alfabetizou quando eu ainda tinha de quatro pra cinco anos porque viu que eu me interessava por leitura. 



Recadinho do Mauricio de Sousa para você, que é Rede Pedagógica:



 


Já começou no Instagram @redepedagogica a conclusão do minicurso “Psicologia, escola e família", ministrado, pelo professor Lino de Macedo, livre-docente e doutor em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e referência em desenvolvimento infantil e na obra de Jean Piaget.


É o encerramento da XVI Semana Rede Pedagógica — família escola família.



O curso com que você sempre sonhou sem imaginar que pudesse existir começa neste final de semana: Semana Rede Pedagógica.


É uma formação gratuita ministrada pelo Instagram @redepedagogica e outras plataformas tecnológicas com participação de grandes referências da educação do Brasil e do exterior sob a metodologia “Aprendizagem em Rede”, em que você também ajuda a construir o conhecimento.


⚠ XVI Semana Rede Pedagógica - “família escola família”


Tem certificado de 120h gratuito ⭐⭐⭐⭐⭐


Etapa síncrona: 20 a 28 de janeiro


Acesso gratuito até 28 de fevereiro


✅ Informações e inscrições: www.redepedagogica.com.br.


Confira todos os sorteios do evento em www.redepedagogica.com.br/sorteios!


Faça parte da Rede PRO: www.eupro.com.br!



Tome nota!


28 de janeiro – domingo

18h00 – Lino de Macedo

| Psicologia, escola e família II - Parte 2


20h30 – Encerramento

 

Organização, pesquisa, mediação e curadoria:

Erika Radespiel e Edvaldo Fernandes


 

E já estão abertas as inscrições para a XVII Semana Rede Pedagógica - Cidadania na escola.




 

Não deixe de participar dos sorteios da XVI Semana Pedagógica. Metade dos prêmios será sorteada neste domingo, 28 de janeiro, no mesmo horário.


 

Curta a primeira videoaula do minicurso Família, escola e educação socioemocional!




E vamos de histórias!


Confira o primeiro vídeo do minicurso Família, escola e histórias, com Jussara Ferreira!@




 


Veja e curta a primeira videoaula dialógica e interativa com José Pacheco!





 


A XVI Semana Rede é curso gratuito com certificado de 120h gratuito ⭐⭐⭐⭐⭐


Etapa síncrona: 20 a 28 de janeiro no  Instagram @redepedagogica.


Inscreva-se gratuitamente em www.redepedagogica.com.br.




Escola, segunda família


Confira a primeira videoaula do minicurso gratuito “Família escola, escola família”, com Wilton Ormundo, na XVI Semana Rede Pedagógica!




E vai rolar no Instagram @redepedagogica sorteio de 4 mochilas com publicações da Editora Moderna! 🎒🥳


Serão sorteados(as) quatro participantes, e cada um ganhará uma mochila, que será entregue em seu endereço gratuitamente.


Confira as regras no post oficial e participe!


Você pode encontra o post oficial deste e dos demais sorteios do evento em www.redepedagogica.com.br/sorteios!



 

Família e escola na Base


Confira duas das videoaulas do minicurso “BNCC, escola e família” na XVI Semana Rede Pedagógica — família escola família.







 

Psicologia, escola e família


Confira as duas videoaulas do minicurso "Psicologia, escola e família", ministrado pelo professor Lino de Macedo, já disponibilizadas na plataforma!









 


Uma aldeia inteira para educar uma criança


Confira a live interativa com José Pacheco na pré-abertura do evento





 


Clique aqui para se inscrever!





Como você já sabe, a Semana Rede Pedagógica é um curso de formação continuada em educação para professoras e professores de crianças, gestores, psicólogos, mães, pais, acadêmicos e todos os que têm interesse no tema.







1.142 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page