A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o que todas as crianças brasileiras têm o direito de aprender na escola, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Esse direito, que deve ser assegurado a todos, se materializa no conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
A BNCC tem por objetivo garantir a qualidade da educação escolar a todas as crianças, independente da região do País e do sistema de ensino em que estejam matriculadas (público ou privado). Superadas as questões de acesso e frequência à escola, buscar-se-á uma educação onde o aluno tenha a aprendizagem e desenvolvimento plenamente garantidos.
Para muitas escolas e também para gestores e professores, a BNCC ainda é apenas uma “proposta”. Os currículos escolares ainda não foram ajustados e essas transformações começarão a acontecer, de fato, a partir do ano de 2020, que é o prazo máximo que as escolas têm para adequar-se.
O professor é peça-chave nesse processo de adequação. Além conhecer na íntegra o documento, ele deve refletir sobre a aplicação das diretrizes da BNCC na escola e na sala de aula – espaço que não pode ser mais bem avaliado senão por ele.
As diretrizes da BNCC impactam de forma direta o Projeto Político Pedagógico das instituições escolares que deve ser construído sobre a ótica da gestão democrática, participativa. Faz-se necessário que toda a comunidade escolar – pais, alunos, funcionários, professores e gestores – esteja alinhada em função dos objetivos a serem atingidos pelas práticas educativas.
Para subsidiar esse processo de discussão na escola, o Ministério da Educação disponibilizou um guia prático para a realização do Dia D – Dia Nacional de Discussão sobre a BNCC.
A proposta traz um roteiro com carga horária de 4h divididas em 5 atividades:
Atividade 1 – A BNCC e a nossa rede/escola
Atividade 2 – Que cidadãos queremos formar na escola?
Atividade 3 – A proposta de formação da BNCC: as 10 competências no contexto da escola.
Atividade 4 – Como compartilhar informações sobre a BNCC?
Atividade 5 – O que aprendemos?
Esse roteiro contém sugestões de mediação, vídeos e até uma apresentação de slides prontinha para utilização.
Se a sua escolha ainda não realizou nenhuma atividade nesse sentido, disponibilizamos aqui no Blog da Rede, ao final desse artigo, o link para acesso a esses materiais.
Se você deseja receber maiores informações sobre esse assunto, fique ligado(a) na Rede Pedagógica e cadastre-se aqui para receber conteúdos GRATUITOS diretamente em seu e-mail.
Links para acesso aos materiais:
Erika Radespiel
@erikaradespiel
Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Brasília (2007). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2013). Pós Graduada em Educação pela Faculdade Pitágoras (2014). Escritora de materiais pedagógicos para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Consultora pedagógica da Rede. Educadora ambiental responsável pela elaboração e desenvolvimento de Programas e Projetos de Educação Ambiental na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb.
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