Os principais objetivos da Educação Infantil


O art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estabelece que a "Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade." Isso significa, que o primeiro estágio do processo de educação formal foca na emancipação do infante.

Para que o indivíduo funcione plenamente no mundo da vida, no mundo do trabalho e no mundo da política e no mundo das artes, ele precisa assimilar conhecimentos, valores e significações.



As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil preconizam práticas pedagógicas que enfatizem interações e a brincadeiras de modo a:


1) promover o conhecimento de si e do mundo a partir de experiências sensoriais, expressivas e corporais que desenvolvam a mobilidade, a individualidade e a expressividade da criança;

2) proporcionar a imersão transversal das crianças nas diversas linguagens: gestual, verbal, plástica, dramática, musical etc.;

3) inserir os infantes nas diversas modalidades narrativas, através de diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

4) expor os pequenos à vivência com categorias quantitativas e lógicas, para incremento do raciocínio matemático;

5) despertar nos discentes a curiosidade, o gosto pela exploração, o encantamento diante de descobertas, o prazer pelo questionamento e a integração progressiva com a natureza e com a sociedade.

6) propiciar experiências de aprendizagem com vistas à autonomia das crianças no que diz respeito a ações de cuidado pessoal, a auto-organização, à saúde e ao bem-estar;

7) viabilizar às crianças a compreensão e a introjeção de variáveis éticas e estéticas mediante interações com indivíduos de cultura, origem e extrato social diferentes, para ampliar seu acervo de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade.



Você articula sua prática diária em sala de aula com esses objetivos? O que pode ser feito para que esses objetivos sejam alcançados de forma mais efetiva? Como podemos aperfeiçoar o nosso magistério? O que impulsiona a Educação de qualidade são questões como esta. Na Educação Infantil, os procedimentos precisam ser constantemente renovados e aperfeiçoados. Conte-nos o que você tem feito para ser uma educadora cada vez melhor!

807 visualizações
Icon_faça-parte-3.png
Sem título-9.png
Icon_EAD-3.png
Botão_idiomas.png
Icon_Instagram.png
Icon_Facebook.png
Icon_Youtube.png
Icon_WhatsApp.png
Icon_Twitter.png
Icon_Telegram.png

(31) 3913-9939

(31) 9300-6486

whatsapp.png

©2020 by Rede Pedagógica.