As competências gerais perpassarão toda a Educação Básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio. Por meio da BNCC há a intenção de trabalhar o desenvolvimento dos educandos para além do aspecto cognitivo. Pretende-se mobilizar Conhecimentos, Habilidade, Atitudes e Valores direcionados ao pleno exercício da cidadania e apoio na construção de projetos de vida. Desse modo, contemplará, por exemplo, elementos emocionais, sociais, ambientais.
Em face dessa nova percepção, quais impactos as competências descritas na BNCC podem acarretar na educação de nossos estudantes? A resposta tem relação com os objetivos de cada uma das 10 competências. Quais são elas e suas finalidades? Vejamos:
Utilizar conhecimentos (mundo físico, social, cultural, digital), com o objetivo de: entender/explicar a realidade para contribuir com a formação de uma sociedade justa/inclusiva;
Exercitar a curiosidade intelectual, no intuito de: investigar causas, testar hipóteses e criar soluções;
Valorizar as manifestações artísticas/culturais, para:respeitar à diversidade;
Utilizar diversas linguagens, na intenção de: partilhar informações/sentimentos direcionados à compreensão mútua;
Utilizar/criar tecnologias digitais, com a finalidade de: produzir conhecimento, exercer protagonismo na vida particular e coletiva;
Valorizar a diversidade relacionada ao mundo do trabalho, com foco em: fazer escolhas conscientes e autônomas – alinhadas aos seus projetos de vidas;
Argumentar com base em evidências, visando: defender ideias éticas – com vocação para o coletivo;
Cuidar da saúde – física e emocional, com a pretensão de :saber lidar com as emoções (próprias e alheias);
Exercitar a empatia, objetivando: promover o respeito ao outro;
Agir com Responsabilidade, com o intuito de: tomar decisões éticas e solidárias.
É possível perceber um direcionamento teórico, objetivo, da Base. Entretanto, em nada fará sentido sem sua aplicabilidade prática no contexto de nossas atividades docentes. Pensado nisso, nós da Rede Pedagógica-RP caminhamos a seu lado, compartilhando vivências e estimulando o exercício de práxis pedagógica efetiva para seus educandos.
Caso tenha interesse em informações sobre esse e outros assuntos, fique ligado(a) na RP e cadastre-se aqui para receber conteúdos GRATUITOS diretamente em seu e-mail.
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Glauber Marinho
Pedagogo, graduado pela Universidade de Brasília (2006). Especialista em Docência Superior e Gestão de Pessoas. Analista Judiciário – Pedagogia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Possui experiência em Educação não – formal (Treinamento, desenvolvimento e educação em Escola Judicial, Assessoramento a magistrados nas temáticas: drogas, audiências de custódia e guarda). Formador certificado pela Escola Nacional de Formação de Magistrados. Professor e tutor em cursos preparatórios para concursos desde 2008.
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