IV Semana Rede Pedagógica - Educação Digital
top of page

IV Semana Rede Pedagógica - Educação Digital

Atualizado: 2 de nov. de 2020

Começa no próximo sábado, 24 de outubro, 19h, a maior e melhor formação em educação digital de todos os tempos! É 100% grátis e você ainda garante certificado de 120 horas. Inscreva-se já!


Confira a programação:


24 de outubro - sábado

19h00 - Abertura - Lino de Macedo

| Aprendizagem na Era Digital


Lino de Macedo, maior referência do Brasil em processos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, é mestre, doutor e livre docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), em que foi professor titular e integra a Cátedra de Educação Básica no Instituto de Estudos Avançados.

Profundo conhecedos das teorias de Jean Piaget, precursor da Psicologia da Inteligência Infantil, Lino de Macedo também desenvolve ensino e pesquisa na área de jogos pedagógicos e gamificação.




19h30 - Gilberto Lacerda

| Educação em Rede

Gilberto Lacerda Santos é Professor Titular da Universidade de Brasília, onde atua no campo das aplicações pedagógicas das tecnologias de informação, comunicação e expressão (TICE). É doutor em Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico pela Universidade de Brasília (2001); Ph.D. em Educação pela Universidade Laval (Canadá), com foco em aplicações de tecnologias na educação; Mestre em Tecnologias na Educação, com ênfase em Inteligência Artificial pela Universidade Laval (Canadá).




20h30 - Clóvis de Barros Filho

| Inovação e Educação Digital

Clóvis de Barros Filho é professor livre-docente na área de Ética da Universidade de São Paulo (USP). Tem bacharelado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Gasper Líbero, em Direito pela USP e mestre em Ciência Política pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (França). Além disso é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Autor de 15 livros, incluindo o best-seller "A vida que vale a pena ser vivida", é pesquisados e consultor de ética da Unesco.






25 de outubro - domingo

16h00 - Daniela Lobato

| Educação Digital e a BNCC - Anos Iniciais


Daniela Lobato é mestre em Educação e ministra na Rede Pedagógica o curso BNCC Teoria e Prática em parceria com a Prof. Dra. Andréia Martinez. Pesquisou e abordou em sua dissertação a educação de crianças indígenas no Distrito Federal. Participou de programa de capacitação de professores na implementação da Base Nacional Comum Curricular, especialmente no que tange os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É assessora especial da Subsecretaria de Educação Básica do Distrito Federal.




19h00 - Ilan Brenman

| O Livro na Era Digital

Ilan Brenman é um dos autores mais importantes da literatura infantojuvenil brasileira na atualidade. Fez metrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e psicologia na PUC de São Paulo (PUC/SP). Publicou mais de 80 livros, muitos deles trazidos para diversos idiomas. É colunista da Revista Crescer e da Rádio CBN. Já ganhou o prêmio Jabuti e três prêmios da Fundação Nacional do Livro. Iniciou sua carreira como contador de histórias e professor.




20h30 - Rodrigo Pimentel

| Transformação Digital


Rodrigo Pimentel, ex-Head do Google for Education na América Latina e CEO Afferolab, é engenheiro eletricista com MBA pela FEA-USP e extensões em Harvard e George Washington University. Foi Executivo de Desenvolvimento de Negócios e Comercial em empresas como Microsoft e GE. Co-founder do Grupo Inicie e da BBX. Além disso, Rodrigo Pimentel é um dos líderes do projeto Rede Inicie, parceria da Rede Pedagógica para promover a transformação digital com educadores.





26 de outubro - segunda-feira

19h00 - Fabiane Gontijo

| Educação digital


Fabiane Gontijo é consultora educacional, Google Trainer, Microsoft Educator, Apple Teacher com sólida experiência em tecnologia educacional e temas educacionais como design thinking, sala de aula invertida, gamificação na sala de aula, educação midiática, BNCC e a cultura digital, realidade aumentada,

mapas conceituais, uso das novas tecnologias na sala de aula; Mestranda em Educação, Psicopedagoga, Filósofa, e analista de sistemas. Professora de Educação Digital da Rede Pedagógica.





27 de outubro - terça-feira

19h00 - Jussara Ferreira

| Recursos digitais em contação de histórias


Jussara Ferreira Machado é pedagoga e especialista em Artes Visuais, com longa experiência como professora dos primeiros anos da Educação Infantil. Precursora em contação de histórias no YouTube e outras redes sociais, destaca-se pelo profundo conhecimento acadêmico, técnico e empírico, além de habilidades manuais para construir os próprios recursos utilizados na atividade. Ministra na Rede Pedagógica o curso Contação de Histórias, em que compartilha o seu conhecimento de maneira lúdica e didática.



20h30 - Ana Paula Piti

| Transformação Digital na prática


Ana Paula Piti é gestora educacional, formadora de professores e conferencista na área de Inovação, Piti é especializada em implantação de projetos de transformação digital em escolas. É Head de Inovação em escola da rede privada de ensino e foi pedagoga responsável na Estação Conhecimento da Fundação Vale. Com experiência em diversos países, atua na consolidação de startups na área de educação e desenvolve parcerias da Rede de Escolas Associadas da UNESCO no Brasil voltadas para a rede pública.



28 de outubro - quarta-feira

19h00 - Rafaela Marques

| Letramento digital



Rafaela Marques é doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e leciona Alfabetização e Letramento

na Rede Pedagógica. Graduada em Pedagogia e Letras pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), tem vasta experiência na área de Educação, com atuação em todos os níveis (fundamental, médio e superior), inclusive em cursos EAD, como tutora, professora e produtora de material didático. Em seu doutorado, pesquisou linguagens e interações entre crianças durante o recreio.




29 de outubro - quinta-feira

19h00 - Mônica Timm de Carvalho

| Literatura na Era Digital


Mônica Timm é mestra em Gestão Educacional, especialista em Gestão Empresarial e licenciada em Letras. Atuou como professora, coordenadora pedagógica e diretora de escolas privadas. Integrou a diretoria do SINEPE/RS e hoje, além de realizar consultoria em gestão educacional, é diretora executiva da Plataforma de Leitura Elefante Letrado, que está lançamento em parceria com a Rede Pedagógica o projeto Rede Leitura, para fomentar o acesso à literatura infantil.



30 de outubro - sexta-feira

19h00 - Niels Nielsen

| Aprendizagem digital


Niels Nielsen, cidadão dinamarquês, residente na Suécia, é especialista em desenvolvimento de projetos e plataformas de aprendizagem digital, treinamento de professores, mentoria e tutoria. Acumula vasta experiência como professor de inglês e examinador de certificações da Universidade de Cambridge (Inglaterra). Leciona inglês na Rede Pedagógica e presta consultoria para desenvolvimento da plataforma de ensino de idiomas RPEAD e inclusão digital e tecnológica de professores.




20h30 - Cristiane Alencar

|Educação e mídias sociais


Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Cristiane Alencar é professora francês língua adicional com ênfase em usos de tecnologias para o ensino e aprendizagem de línguas. É graduada em Letras com ênfase francês e em Letras com ênfase em português pela UnB. É professora de francês na Rede Pedagógica e tem se dedicado, desde o mestrado, ao estudo da aplicação de tecnologias, especialmente mídias sociais, como o Facebook e o Youtube, ao aprendizado de línguas.




31 de outubro - sábado

16h00 - Simone Lavorato

| Neuroeducação na Era Digital


Simone Lavorato é doutora em Educação de Ciências - Educação Inclusiva pela Universidade de Brasília (UnB), mestra em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduada em Psicologia pela Instituição de Ensino Superior de Brasília (IESB) e Pedagogia com especialização em Administração Escolar pela Universidade de Cuiabá - (Unic), Simone Lavorato é professora de Neuroeducação, Competênciais Socioemocionais e outros cursos na Rede Pedagógica.




19h00 - Lino de Macedo (Livre-docente, USP)

| Educação Infantil na era digital


1º de novembro - domingo

16h00 - Andréia Martinez (Doutora em Educação, UnB)

| Educação Digital e a BNCC - Educação Infantil


Andréia Martinez tem doutorado e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB. É titular da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Integra o Movimento Pró-BNCC do Ministério a Educação como coordenadora de etapa da Educação Infantil. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas. É professora de temas ligados à BNCC na Rede Pedagógica em parceria com a Profa. Me. Daniela Lobato.




19h00 - Fabiane Gontijo

| Google Educação Digital


20h00 - Valdecir Cavalheiro

| Projeto Transformação Digital


Valdecir Cavalheiro é CEO e fundador do Grupo INICIE., CEO da Youtz Projeto Educacional, ,estre em Educação, MBA em Gestão Educacional, especialista Financeiro e de Negócios, diretor do SINEPE-PR, ampla atuação na área Educacional como professor, gestor, conselheiro e empreendedor, com formação nas áreas da Educação, Jurídica e Financeira. É um dos idealizadores da Rede Inicie, parceria entre o Grupo Inicie e a Rede Pedagógica para promover a transformação digital de educadores.






7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page